2019 ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA

29-05-2019

Durante o mês de Junho na Biblioteca.

150 anos da Tabela Periódica

De classificação para lei, de lei para sistema, de sistema para tabela. De 1869 para 2019.

2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.

Em 1869 Dmitry Mendeleev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos. Passados 150 anos celebramos a criação do instrumento que nos permite prever as propriedades dos elementos na terra ou em qualquer parte do universo.

Mendeleev começou por criar uma carta de papel para cada um dos 63 elementos conhecidos. De seguida, dispondo as cartas em linha por ordem crescente de massa atómica, e por coluna elementos com propriedades semelhantes, reparou que existia uma rede de relações verticais, horizontais e diagonais entre os elementos.

Apesar de existirem buracos vazios, mantendo a lógica do sistema, a posição de um elemento permitia-lhe identificar quais as suas propriedades físico-químicas.

Postulou que os espaços em branco eram de elementos por descobrir - mas que poderia prever as suas propriedades por serem periódicas. Acertou em sete. Dmitry Mendeleev morreu sem receber nenhum prémio Nobel, no entanto, recebeu uma honra mais exclusiva. É um dos 15 cientistas que têm o nome atribuído a um elemento químico.

Em 1913, Henry Moseley acrescentou uma alteração importante à tabela periódica. Pela análise dos espectros de raios-x dos 83 elementos conhecidos, o físico britânico encontrou uma relação matemática entre o comprimento de onda e o número atómico de cada elemento.

O seu trabalho esclareceu algumas das inconsistências deixadas por Mendeleev. Moseley provou, contrariamente ao que era aceite, ser o número atómico a informação mais importante para prever o comportamento dos elementos. Segundo a sua lei periódica, as propriedades dos elementos repetem-se com regularidade quando são colocados por ordem crescente de número atómico. Moseley refez a tabela periódica segundo o novo critério - o utilizado hoje em dia.


By

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora